positivismo
Defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, desconsiderando todas as outras formas de conhecimento humano, crenças, superstições, ou seja, o que não pode ser comprovado pela ciência não é válido.
Os positivistas afirmam que o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos e tecnológicos, que apenas através da ciência pode se transformar a sociedade e o planeta.
A idéia chave do Positivismo de Comte é a Lei dos Três Estado, ao qual ser humano passou e passa por três estágios de conhecimento, evolução das suas idéias e da realidade:
Teológico – Baseado em preceitos religiosos, essa forma de pensar leva a humanidade a ver o mundo e se organizar a partir de suas crenças religiosas, as coisas acontece por causa da vontade Deus. Procurando saber “de onde viemos?”, “para onde vamos?” ,tentando responder essas perguntas.
Metafísico – É a busca pelo absoluto da razão e conhecimento das coisas utilizando seus próprios pensamentos e idéias, projetando sua própria forma de analisar as coisas. O meio termo entre o teológico e o positivo, Não se crer mais em Deus Todo-Poderoso, mas em conhecimentos sem fundamentação científica. Por exemplo: relações misteriosas entre coisas, crer em espíritos.
Positivo - Começa-se a buscar de “como” as coisas aconteciam e não mais o “porquê” das coisas, buscando respostas científicas para todas as coisas, esclarecimentos sobre a natureza das coisas e seus fatos, buscando somente o que é visível e concreto. Um bom exemplo seria o processo de desenvolvimento da humanidade, fazendo uma comparação em que a criança representaria o estado teológico, a “infância mental” um conhecimento mais primitivo, a adolescência seria o estado metafísico, nessa fase começa-se a pensar conforme seus ideais, o conhecimento ganha outras formas. A fase adulta representaria o estágio final, o estado