Positivismo
Doutrina Positivista
Ordem, progresso e a ciência como religião da humanidade
O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que tem por objetivo incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas,O Positivismo tem por finalidade colaborar para estabelecer uma educação e uma instrução, a fim de criar uma Única Civilização Positiva.
O Positivismo repudia toda via de ação violenta para a transformação da sociedade; ele entende que devemos agir pelos meios de demonstração, persuasão e calcado na Moral Positiva, sobretudo.
O Positivismo tem por Máxima ou por Fórmula Sagrada:
O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.
Sua fórmula Moral é: Viver para o próximo
A doutrina positivista regulamenta e coordena os sentimentos e as ações humanas em torno do Grande Ser: Família, Pátria e Humanidade.
A Moral Positiva pode ser resumida como sendo o conjunto das melhoras espirituais, ou seja, dos aperfeiçoamentos afetivos, intelectuais e das ações práticas, com sua respectiva influência sobre as outras partes e funções do Organismo Individual Humano, de maneira a se por cada vez melhor no estado de ser útil a um ao outro
Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento resumiu seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.
O positivismo teve fortes