positivismo e escola ineracionista

2450 palavras 10 páginas
TEXTO 4

ESCOLA POSITIVA A ESCOLA INTERACIONISTA NORTE-AMERICANA E O CONCEITO DE CRIME.

ESCOLA POSITIVA NO BRASIL:

Com gênese no cientificismo, o positivismo, surgido no início do século XIX, é corrente filosófica que acreditava que, somente por meio da razão, poderíamos entender e interpretar a realidade. Desse modo, conheceríamos as da natureza que constituem as bases que devem reger a vida dos homens, do mundo e de todo o universo.
Auguste Comte(1798-1857), fundador da doutrina, ansiava suplantar as explicações teleológicas, filosóficas e de senso comum com as quais se explicava a realidade. Para um positivista, os princípios que regulavam ou deviam regular o mundo físico e o social eram, em sua essência, diferentes. Enquanto o mundo físico estava diretamente ligado aos eventos exteriores ao homem, o mundo social era intrínseco às questões humanas. Apesar disso, criam os positivistas, mundo físico e mundo social tinham uma origem comum e natural, e por essa razão, era possível uma aproximação entre ambos.
As ciências naturais tiveram, na primeira metade do século XIX, uma evolução primorosa. Vários descobrimentos foram feitos na química, nas ciências biológicas e na física e novas teorias mudaram radicalmente os métodos de estudos e pesquisas. Seduzido por esses métodos, o pensador positivista acreditava que as ciências sociais deviam ser analisadas com base nos mesmos princípios que as ciências naturais. Esse método é bastante perceptívelna sobras dos primeiros filósofos positivista; mesmo Comte chegou a empregar o termo física social antes de adotar o nome Sociologia em seus primeiros trabalhos.
A filosofia positiva propunha que o modelo de pesquisa e investigação das ciências naturais era o mais adequado para entender a vida social, já que era clara, para os positivistas, a relação que havia entre ambas. Dessa forma, esses filósofos concebiam a sociedade como um organismo formado por partes harmônicas que tinham uma coerência no modo de

Relacionados