Positivismo: uma primeira forma de pensamento social
POSITIVISMO: UMA PRIMEIRA FORMA DE PENSAMENTO SOCIAL
COSTA, Cristina. Sociologia - Introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004.
INTRODUÇÃO: CIENTIFICISMO E ORGANICISMO
A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Além disso, o positivismo, ao definir a especificidade do estudo científico da sociedade, conseguiu distinguir-se de outras ciências estabelecendo um espaço próprio à ciência da sociedade. Seu primeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte. (....)
O positivismo derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. (... ) Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicava a realidade. O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto a sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores aos homens; os outros, as questões humanas. (....) Podemos apontar, portanto, como primeiro princípio teórico dessa escola a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar à mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados.
O DARWINISMO SOCIAL É importante situar o desenvolvimento do pensamento positivista no contexto histórico do século XIX. A expansão da Revolução Industrial pela Europa, obtida pelas revoluções burguesas que atingiram todos os países europeus até o 1870, trouxe consigo a destruição da velha ordem feudal e a consolidação da nova sociedade – a capitalista -, estruturada sobre a indústria. Já