Positivismo - durkheim
Nataly Angélica Rodrigues Diogo Martins ** Patrícia Martins da Silva Dias ***
POSITIVISMO E FATOS SOCIAIS EM DURKHEIM
Este ensaio tem por objetivo de análise o positivismo do ponto de vista de Durkheim. Com a finalidade de explicar este objetivo, uma questão central destaca-se: quais as razões que determinaram a criação do positivismo por Durkheim. Nesta perspectiva busca-se entender a trajetória deste pesquisador resgatando-a desde sua origem, que demarca sua tentativa de superar o senso comum, quando contrapõe as explicações dos fenômenos até o momento, pela psicologia e biologia. Desta forma, Durkheim caminha no sentido de elucidar a natureza dos fatos sociais, diferenciando-os dos fenômenos naturais.
Émile Durkheim foi um pensador e sociólogo francês, nascido em Épinal no final do século XIX. É considerado um dos pais da sociologia moderna e é amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social. Morreu em Paris em 1917 e foi um dos maiores estudiosos do Positivismo.
O positivismo surgiu na França no inicio do século XIX, e defende que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Essa filosofia, que pusera os filósofos diante de uma realidade social a ser especulada, transformou-se, em Durkheim, numa real postura de experiência e conhecimento, centrada naqueles fatos que poderiam ser observados, medidos e relacionados através de dados coletados diretamente pelo cientista.
Durkheim procurou, para isso, estabelecer os limites e as diferenças entre a particularidade e a natureza dos acontecimentos filosóficos, históricos, psicológicos e sociológicos. Elaborou um conjunto coordenado de conceitos e de técnicas de pesquisa que, embora direcionados por princípios das ciências naturais, guiavam o cientista para o discernimento de um objeto de estudo próprio e dos meios adequados para