Positividade gera produtividade
Subtítulo: Liderança positiva utiliza recursos cognitivos e emocionais que cada colaborador possui e incentiva seus pontos fortes, resultando em aumento no desempenho
Escrito por Simone Talarico
A prática da liderança está passando por uma mudança de paradigma. A transformação está ocorrendo no campo da gestão organizacional onde liderar está deixando de ser um ato autoritário, passando a adotar práticas mais colaborativas, de amedrontar, para criar relações fortes baseadas na confiança, e de comandar, para dialogar.
Seja qual for o seu estilo de liderança, seu objetivo será sempre o mesmo: influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir objetivos comuns. Contudo, os estilos se diferenciam pela personalidade do líder, pela sua experiência, tanto pessoal quanto profissional, como pelas lições que foi capaz de extrair de tais experiências. Além destas variáveis, o líder também precisa se adequar aos diferentes locais de trabalho, e à sua equipe.
Mas, uma característica que vem sendo anunciada como indispensável nos dias de hoje é a atitude positiva de um líder. A liderança positiva foi criada se apoiando nos conceitos da psicologia positiva, que é um novo enfoque dado à psicologia, preocupada principalmente com a utilização da teoria, pesquisa e intervenção psicológicas, para entender os aspectos emocionalmente gratificantes dos aspectos positivo, adaptável e criativo do comportamento humano. Assim, a liderança positiva trouxe para o mundo corporativo esses conceitos, que dá ênfase ao que cada pessoa tem de melhor.
O líder que possui essa filosofia é, geralmente, empático e se relaciona bem com os outros, é capaz de ouvir e compreender seus colaboradores, possui entusiasmo, e é capaz de transferir esse entusiasmo, mas acima de tudo, esse líder moderno possui o poder de uma postura mental positiva e tem um grande impacto sobre a produtividade das pessoas.
Estudos mostram que as