Position paper
Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC
Disciplina: Administração Mercadológica
Docente: Márcio Antônio Leal Costa
O comportamento do consumidor de cosméticos das classes C e D no século XXI
“Position Paper”
Helder Souza Gomes
Glislaine Dórea
Luciana Lucy Bastos
Orlane Andrade
O presente documento tem como objetivo analisar o comportamento e hábitos de consumo de cosméticos das classes C e D, embasados por uma breve revisão bibliográfica relacionado ao comportamento do consumidor, suas características e o poder de compra de uma classe que cresce a números extraordinários.
Neste século XXI, vive-se uma era de cultivação à beleza e culto ao corpo, como nunca aconteceu antes. Os padrões de beleza impostos pela sociedade e pelos grupos sociais incentivam o consumo agressivo de cosméticos e produtos de beleza. Segundo Kotler (2006), a influência cultural e social é um ponto determinante no comportamento do consumidor. Segundo o autor, consome-se para ser aceito em grupos sociais, familiares e, para atender os padrões exigidos pela sociedade. A criança brasileira já cresce inserida nos requisitos cultural/social aceitas pelo grupo, como corpo sarado, cabelo liso, etc. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, perfumaria e cosméticos (Abihpec), no ano de 2009 o setor movimentou cerca de R$ 17 bilhões de reais na economia, um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior, sendo que o Brasil ocupa hoje a terceira posição entre os maiores mercados de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo. (IBGE).
Paralelo a este crescente mercado de cosméticos no Brasil, as classes C e D só tem elevado seu poder econômico de consumo, tudo isto, facilitado principalmente pelo acesso ao crédito nos últimos anos. Segundo SENNA (2010) com o plano real e o auxílio econômico do governo, o trabalhador tem conseguido estabilidade econômica, criando condição de consumo às