Position Paper PBP
PROCESSOS BÁSICOS EM PSICOLOGIA
POSITION PAPER: A COGNIÇÃO E A AFETIVIDADE NO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM
PROFESSOR: CLEICE MARA COÊLHO
ALUNA: MARILANE RAMOS FONTÃO DA SILVA
Manaus- AM
2015
Position Paper
Artigo: A cognição e a afetividade no processo de aprendizagem
O presente artigo abordou sobre vários fatores referente a afetividade e a cognição no processo de aprendizagem. Essas proposições partem do princípio de que aprender implica em uma compreensão sobre o indivíduo que tem história de vida e ao mesmo tempo são sensíveis para adquirir novas experiências. Nessa linha de raciocínio faz uma abordagem sobre a importância do afeto e a cognição no decorrer do aprendizado, fundamentando-se em autores e teóricos que pesquisaram sobre essa relação. Para compreender porque a questão da afetividade interfere no processo de aprendizagem é preciso passear na teoria psicogenética de Wallon, a teoria sociocultural de Vygotsky e o processo de estágios sucessivos de Piaget, ambos relatam sobre o processo de interação subjetiva, é apresentado três conclusões de sobre a mesma temática com princípios epistemológicos comuns.
Ao longo da história da psicologia as dimensões cognitiva e afetiva do funcionamento psicológico têm sido tratadas de maneira separada, hoje a tendência é a reunião desses dois aspectos na tentativa de superação no processo de aprendizagem e como atuam os mecanismos cognitivos no momento de aprender, duas das três contribuições sobre este estudo atraiu minha atenção que é a de Vygotsky e Wallon.
Vygotsky, considera que o homem tem um alto grau de plasticidade, ou seja, conforme o ambiente sócio histórico haverá influência no desenvolvimento cognitivo, ele faz um processo paralelo entre os processos biológicos e os processos de natureza sócio histórico. Sua questão teórica central é explicar como a maturação física e a aprendizagem sócio motora interagem com o ambiente histórico-social produzindo funções complexas