Position Paper Margem de contribuição
Para fixar o preço de venda de suas mercadorias, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender sua estrutura.
A análise do ponto de equilíbrio é de grande valia para o empresário, tomador de decisão, pois definirá a quantidade mínima a ser comercializada para que sua empresa não incorra em prejuízos.
O termo margem de contribuição tem um significado igual ao termo ganho bruto sobre as vendas. Isso indica para o empresário o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro. Em qualquer que seja o segmento, indústria, comércio ou serviços, é perfeitamente possível mensurar o valor e o percentual respectivo da margem de contribuição.
Baseado na descrição processual das atividades de transformação de um determinado item, o modelo forma preço ideal a ser ofertado com margem de contribuição ideal, possibilita análise de contra oferta e o impacto que esta causaria na organização se aceitasse o pedido.
O conceito de margem de contribuição, segundo Eliseu Martins (2006), é o ganho bruto sobre o que é vendido. É o quanto uma determinada organização consegue obter de recursos para pagar despesas fixas e obter lucro. Margem de contribuição é o resultado da subtração das despesas e custos variáveis do preço de venda. É o ganho bruto sobre as vendas.
O Mark Up ou taxa de marcação como é também conhecido, é um multiplicador aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de venda. Esse multiplicador é obtido através de uma fórmula que insere os impostos sobre venda, despesas financeiras, comissões sobre as vendas, despesas administrativas, despesas de