Position Paper 1
Liderança Estratégica
Ana Toledo Mei Hsin Ma
05/02/2015
Empresas “Nó Direito”
Uma turma de 36 alunos, todos ávidos para aprender um pouco mais de Liderança
Estratégica. Uma dinâmica, simples e rápida, de apenas 3 minutos: duas equipes, representando a empresa; o professor, o cliente; o produto, apenas um nó direito; o material, duas cordas, cada corda com uma equipe de 18 pessoas. Algo aparentemente tão simples, porém não conseguimos entregar o produto dentro do prazo, tampouco satisfazer o cliente.
Simplesmente ninguém sabia o que era um nó direito, e mesmo sem saber, perdemos os 3 minutos tentando fazer algo que achávamos que era certo, sem sequer questionar o cliente, que estava disponível o tempo todo disposto a fornecer todas as informações necessárias. Não apenas isso, mas vários outros fatores também influenciaram: não houve planejamento, estratégia, trabalho em equipe; as opiniões se divergiram, falhamos na comunicação e não houve posicionamento de um líder.
Este rápido exercício, infelizmente, ilustra a realidade do nosso mundo corporativo.
Uma empresa é constituída por pessoas de diferentes formações, culturas, princípios e valores.
E em minha opinião, uma empresa de sucesso não depende de colaboradores satisfeitos, mas sim, de clientes satisfeitos. Já ouvi várias vezes a frase “o cliente sempre tem a razão”. Tudo bem, ele pode ter a razão, contanto, que seja feito do “meu jeito”. Ainda vivemos num mundo egoísta, onde o individualismo impera e o trabalho em equipe se torna uma luta livre, uma luta de ego, onde cada grupo (ou indivíduo) quer ser melhor do que o outro e ter seu reconhecimento. A confiança entre os colegas é trocada pela desconfiança. O conhecimento e as informações não são compartilhados por receio de se perder o cargo ou o poder. É uma disputa interna – quem será que vai entregar o nó direito mais rápido? Somos imediatistas, estamos mais preocupados com o prazo de entrega do que com o produto e a satisfação do
cliente.