Posicionamento linear
Faculdade de Educação Física – FEF
Disciplina: Introdução à Aprendizagem Motora
Docente: Prof. Dr. Luiz Cezar dos Santos
RELATÓRIO DE PESQUISA
TESTE DE POSICIONAMENTO LINEAR
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo fazer um levantamento das problemáticas em relação à aprendizagem em um determinado movimento exigido no teste que desenvolvemos para tanto. Temos como ponto de partida o posicionamento linear, onde o indivíduo deverá aprender o movimento utilizando percepções sensoriais, exceto as visuais.
Inicialmente, queríamos relatar quais eram as respostas motoras geradas por estímulos sensoriais, como noções de espaço através da audição e do tato. Colocamos em questão também, as conseqüências geradas pelas informações dadas através dos resultados anteriores, gerando um desenvolvimento cognitivo inclusive, assim como a informação dada pelo aplicador do teste se o indivíduo que estava executando teria excedido ou não alcançado o ponto que foi estipulado como meta.
“Especificamente, aquisição de habilidades motoras é o resultado de um mapeamento dinâmico entre percepção e ação, ou seja, um mapeamento do relacionamento entre as ações realizadas pelo executante e as consequências sensoriais provenientes desta ação. O processo de aquisição motoras, nesta visão, é o resultado da seleção de um determinado ato motor que, de acordo com as informações sensoriais, é o mais indicado para o conjunto de restrições que norteiam a ação” (Thelen, 1995).
Fizemos a utilização do experimento em questão para avaliar se ocorreria de fato a aprendizagem, ou seja, progressos nos resultados, onde os acertos se tornariam mais constantes e os movimentos teriam mais precisão, tendo em vista ainda que é um teste realizado de maneira ágil, dando ao indivíduo que o realiza mais certeza e segurança quando ao movimento executado por diversas vezes.
Verifica-se se de fato há uma aprendizagem quando colocamos algumas dificuldades no