Posicionamento Do Produto
Posicionamento é a percepção que o seu público-alvo tem de seu produto.
Planejar o posicionamento de seu produto envolve levar em consideração questões como a concorrência e como os produtos dela são vistos, as necessidades e desejos do seu público-alvo e o elemento mágico ou dramático que seu produto ou serviço naturalmente tem sobre ele.
Por exemplo, você pode ter um produto idêntico ao seu concorrente: embalagem, preço, benefícios etc. Entretanto, dependendo do posicionamento que o seu concorrente tem na mente do público-alvo, pode ser que a marca dele ofereça mais valores: confiança, prestígio etc. Nesse caso, você terá que compensar oferecendo algo em troca: menor preço? garantia maior? etc.
Exemplo disso podemos dizer:
A montadora HYUNDAI com seu HB 20 com garantia de 5 anos.
Ricardo Eletro com preços abaixo das demais lojas.
Quanto mais disputado é o mercado, maior é a necessidade de você posicionar acertadamente o seu produto. Isso precisa ser feito de forma, clara, eficiente e criativa.
Posicionamento amplo
Você tem de determinar se o seu produto deve atuar dentro de um nicho específico de mercado, um líder de baixo custo ou um produto diferenciado.
Ou seja, ao se posicionar você assume aquela estratégia de seu marketing. Você não pode ter um posicionamento na propaganda e outro no ponto-de-venda, ou no preço, ou no atendimento etc. Essa é sua aposta, e você precisa acreditar dela! Do contrário você desacreditará sua mensagem publicitária e todo seu esforço (e dinheiro) será desperdiçado.
Pense no resultado de sua pesquisa de Mercado: nas qualidades de seu produto, seus pontos fortes e fracos, as oportunidades que você descobriu, o preço que você considerou e seu mercado-alvo para determinar que posição ampla será tomada.
Para definir o posicionamento amplo de seu produto pergunte:
- Por que o consumidor vai se decidir pelo meu produto?
Posicionamento específico
Você pode se basear numa determinada qualidade ou benefício de