Posicionamento de mercado mpx
Mercado Alvo
O mercado de energia no Brasil é regulado pela ANEEL, o que impõem regras claras ao seu comércio e dificulta a entrada de concorrentes e normatiza a precificação e entrega do produto, bem como o cumprimento do modelo pré-estabelecido pela Lei 10.848/2004. O mercado alvo da MPX Energia é composto basicamente pelo governo federal e grandes empresas que demandam um alto consumo de energia.
Posicionamento Estratégico
A empresa MPX, assim como as demais empresas do grupo EBX, se posiciona sobre seu valor de mercado. Mesmo ainda não estando em fase de pré-operação a MPX a companhia esta devidamente capitalizada e vem cumprindo seu plano de negócios em dia. O Grupo EBX desenvolve empreendimentos estruturantes nos setores de petróleo, logística, energia, mineração e indústria offshore contando com um aporte de US$ 15 bilhões em investimentos entre 2010 e 2012 e um quadro funcional de cerca de 21 mil pessoas. No caso da MPX Comercializadora, seu posicionamento pende para a diferenciação, visto que a empresa oferece produtos não padronizados e base de geração diversificada; integração da cadeia de valor desde os recursos naturais até a energia; estruturas sofisticadas e equipes de alta performance, que resultam em margens maiores para a empresa e preços mais competitivos para seus clientes através de uma estratégia de comercialização inovadora que se suporta na localização estratégica dos projetos, escalabilidade e diversificação multiregional.
Participação no Mercado
A MPX é uma empresa que participa do mercado de energia tanto como comercializadora, quanto geradora. O fato da empresa só ter uma usina em funcionamento e ter sofrido com alguns problemas júrídicos e políticos na liberação da construção em uma usina termoelétrica no Chile e Maranhão, sua operação foi prejudicada e assim, sua atuação efetiva no mercado ainda é discreta perto do seu real potencial