pos modernismo
Nosso futuro comum: Em nosso mundo os danos ao ecossistema são muitos causados por iniciativas consumistas, hábitos causados pela sociedade industrial e consumista. O desenvolvimento sustentável considera que o uso de recurso da natureza não deve exceder a capacidade regenerativa desta, o uso de recursos não renováveis é uma ameaça a vida no planeta e devem ser buscadas soluções por meio de recursos renováveis. A conservação, reutilização e reciclagem de bens devem prevalecer sobre as esgotáveis.
A cidade auto-sustentável: Pode-se se exemplificar as cidades funcional moderna, projetos como de Le Corbusier, Gropius ou Hilberseimer dos anos 20, com suas torres ou laminas de edifícios verticais ordenados, amplas vias, extensas áreas verdes.
A noiva mecânica: Marshall McLuhan referia-se ao automóvel como a noiva mecânica, significado simbólico de objeto sexual e fonte de status. A cultura do automóvel tem influência decisiva no planejamento e desenho das cidades, já que grande parte dos espaços urbanos é destinada a circulação de veículos. As mudanças no planejamento envolvem o uso predominante de transporte coletivo, trens, metrôs, ônibus. A sustentabilidade em questão dos automóveis seria a troca de derivados do petróleo por outros combustíveis menos poluentes.
Ilhas de fantasia: Passou-se a ter preocupação com os centros históricos europeus, danificados pela guerra e assim um olha preservacionista. Entretanto esse trabalho muitos vezes, era em vão, devido a clientela, ou seja, a sociedade consumista em busca do conforto. Foi daí que surgiram as olhas paradisíacas de consumo de produtos e serviços. Programas arquitetônicos, que obrigam as pessoas percorrer grandes distancias, fazendo grande uso do carro, desaparecendo assim as praticas antigas favoráveis ao pedestre.
Segregação social : Antigamente ricos e pobres dividiam o mesmo espaço urbano, aparências e tamanhos das residências é o que os