Pos modernidade
Introdução
Hoje em dia os debates sobre o conceito de "pós-modernidade" e "pós-modernidade" foram centrais para a teoria social, ocupam menos menos espaço doque a dez anos atrás.
A SOCIOLOGIA ACADEMICA E SUA “POS-MODERNIDADE”
A sociologia acadêmica tem como objetivo, analises complexas de história, cultura e relações políticas e sociais da contemporaneidade. Nos anos 60 alguns críticos se dedicaram a fornecer algumas caracterização da sociedades ocidentais da fase da pós-guerra, já em 70 parte de 80 a discussão foi mudando de foco para surgimentos fora da sociologia. Na sociologia o conceito modernidade tomou um lugar central e com este o pós-modernidade que é definida pelos traços culturais e estruturais.
Zygmunt Bauman e os "riscos (perigos) da pós-modernidade"
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vem sendo muito bem acolhido no Brasil nos últimos anos. Dentre estes, uma boa parte dos livros participam diretamente dos debates em torno da condição (pós) moderna e a crise que, nos tempos atuais, supostamente toma conta das relações sociais, da cultura e da política. Bauman não consegue apostar muito nas mudanças sociais e culturais da pós-modernidade. A modernidade, que promove o "desencaixe" dos indivíduos dos contextos comunitários tradicionais, não consegue oferecer uma boa alternativa. Porém a pós-modernidade tende a fazer avançar esta tendência, privatizando ainda mais "os medos e ansiedades da época moderna". Como não fornece bases institucionais para a reconstrução dos laços que unem as pessoas ao mundo - ao contrário, abre um espaço cada vez maior para a "livre ação" do mercado - a pós-modernidade só pode ser a idade dos vínculos tênues e das "comunidades imaginadas". Sua crítica mais radical ao discurso sociológico clássico remete-se à forma em que a Sociologia da modernidade tende a equiparar sociedade e Estado-nação. 20 Aqui Bauman elabora um argumento muito forte, contra o que seria o