Pos graduado
JURISPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS
PARA A METODOLOGIA JURÍDICA
Elsa Maria Lopes Seco Ferreira Pepino1
Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno2
Sofia Varejão Filgueiras3
RESUMO
O presente artigo discute e reflete sobre a importância da Jurisprudência dos Conceitos no desenvolvimento da ciência do Direito, baseandose na análise do pensamento jus-filosófico dos principais representantes.
PALAVRAS-CHAVE: jurisprudência dos conceitos; método lógicoformal; interpretação.
1
INTRODUÇÃO
A
análise, apresentada neste artigo, pretende ressaltar a importância da Jurisprudência dos Conceitos para a metodologia da ciência do Direito. Destaca os principais representantes do movi1
2
3
Mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV, especialista em Direito Processual Civil, advogada e professora do curso de Direito da UNESC.
Mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de direito de Vitória –
FDV, especialista em Direito Processual Civil e em Segurança Pública pela UFES, delegada de Polícia Civil do Espírito Santo e professora de Processo Penal da UNIVIX.
Mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdades de Vitória – FDV, pós-graduanda em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória advogada.
revista_depoimentos_07_revisao.p65
137
8/6/2006, 17:52
ELSA MARIA L. S. F. PEPINO • GRACIMERI V. S. C. GAVIORNO • SOFIA V. FILGUEIRAS
mento e as suas idéias, para melhor compreender a relevância dessa corrente de pensamento que preparou o caminho para o positivismo jurídico, até hoje tão arraigado na tradição jurídica.
Começa por caracterizar esse movimento que tomou forma na
Alemanha durante o século XIX e teve como principais expoentes
Puchta, Jhering, Windscheid, Binding, Wach e Kohler.
Em seguida, sintetiza o pensamento de cada um dos autores supracitados, na medida em que se sucedem para, mutuamente, se