pos colonialismo
Se formos dar um palpite do tipo classificatório, poderíamos dizer que ambas se encontram no time dos excluídos socialmente e ambas se referem a um determinado grupo que tem sua expressão identitária alterada por um sistema que o obriga a pensar como o opressor, o “masculino” em uma, e os ex-colonizadores em outra.
O Pós-colonialismo é o estudo dos efeitos que as nações colonizadoras deixaram na cultura dos países colonizados. Entre diversos aspectos, são analisados campos como política, filosofia e artes, com ênfase em teoria literária.
No campo da abordagem crítica ou teoria literária, o pós-colonialismo trabalha com a literatura produzida em países que já foram colônias de outras nações, assim como países que ainda se encontram em situação colonial. A maior parte dos estudos abrange as nações que foram colônias de grandes potências como a Grã-Bretanha, França e Espanha.
Outro aspecto analisado pelo pós-colonialismo no que se refere à literatura é a produção escrita pelos cidadãos das colônias. Muitos nativos das colônias britânicas tinham acesso à universidade, algo que seria impossível em seus países de origem. Desta forma, foi criado um novo tipo de crítica literária, com ênfase em romances.
Durante os anos 70, o pós-colonialismo torna-se uma dos recursos críticos para análise de obras literárias. Muito disso se deve ao livro “Orientalism”, de Edward Said, considerada a obra fundadora dos estudos em pós-colonialismo.
A partir deste momento (70’s), o pós-colonialismo ganhou evidência, mas ainda encontrava-se muito limitado à área de estudos literários. Porém, com o passar do tempo começou a ser