Portão Automático
C U R S O P R O F I S S I O N A L
D E
E L E C T R Ó N I C A , A U T O M A Ç Ã O E C O M P U T A D O R E S
P L A N I F I C A Ç Ã O
D E
‘ Electricidade e Electrónica’
(1º Ano)
( 2 ª Versão )
A N O L E C T I V O 2 0 0 7 / 2 0 0 8
14 de Setembro de 2007
José Matias
1 – INTRODUÇÃO
A leccionação da disciplina de Electricidade e Electrónica do Curso Profissional de Electrónica, Automação e Computadores terá duas componentes: uma teórica, a leccionar em sala normal; outra, prática, a leccionar no laboratório.
A Metodologia a utilizar na leccionação dos diferentes módulos da disciplina será de dois tipos, complementares:
1) Introdução dos conceitos teóricos e confirmação dos mesmos na prática, em ambiente laboratorial
2) Realização prévia de ensaios que permitirão chegar aos conceitos teóricos, utilizando o Método Indutivo
A utilização de um ou outro dos métodos dependerá de circunstâncias várias, nomeadamente: os pré-requisitos dos alunos; a sua evolução na aprendizagem; o horário, em cada momento (aula teórica ou prática); a complexidade do tema a leccionar; etc…
A mudança de métodos de trabalho por parte de alunos e professores leva tempo a efectuar-se. Embora se reconheça a superior importância do Método Indutivo, a verdade é que a experiência dos últimos anos de utilização deste método não foi muito positiva – os alunos estão habituados à ‘papinha’ toda feita, pois dá-lhes menos trabalho, além de que têm muita dificuldade em utilizar esta metodologia de trabalho.
Em complemento ao laboratório real, vou dar algum ênfase ao laboratório virtual, o qual possui muitas virtualidades, conforme tive já oportunidade de confirmar em anos anteriores. No laboratório virtual, o aluno pode simular os circuitos eléctricos sem correr o risco de queimar qualquer aparelho, aprendendo com os erros