portuques
É necessário saber como funcionam os mercados empresariais, de que forma operam, e como se dá o relacionamento entre fornecedores e clientes. Neste aspecto, é notável a presença da tecnologia no ambiente de negócios B2B, que é parte inerente do relacionamento.
As oportunidades deste estudo estão presentes no capítulo 1, juntamente com a caracterização das organizações e ambiente, a definição dos objetivos e as justificativas de estudo.
A definição de mercados industriais e os aspectos centrais de aquisição, são abordados no capítulo 2, onde é apresentado o conceito de mercados industriais, as situações, os fatores que influenciam e os participantes do processo de compras. São apresentados também neste capítulo, o conceito e a importância dos canais de distribuição nos mercados industriais e, a diferença entre mercados empresariais e mercado consumidor.
No capítulo 3 estão apresentadas importantes definições e teorias voltadas à área de Marketing e Marketing de Relacionamento, tratando de mostrar a evolução do marketing. No mesmo capítulo são abordados os sistemas de informação de marketing, a tecnologia de informação, os sistemas de informação, definições de Data Warehouse e Data Mining, e finalmente a integração do marketing de relacionamento com a tecnologia de informação.
Posteriormente, no capítulo 4, são apresentadas as especificidades da
Internet e do e-Business, a qual é mostrado o início da Internet e de que forma ela está presente no ambiente de negócios B2B. São abordados também o e-Business, ou simplesmente Comércio Eletrônico, a qual é definido e mostrado a evolução, e também os conceitos para sua discussão. O e-Procurement é apresentado amplamente, de forma a se ter o pleno conhecimento do assunto. Ainda no mesmo capítulo, são apresentados as ferramentas de marketing na Internet.
A tipologia da metodologia de pesquisa, bem como o instrumento de coleta, população e amostra, o método de coleta e o