Português
Aula 1
Como temos necessidade de compreender a realidade em que vivemos, o mundo, nossas relações com essa realidade e com as pessoas.
Seria possível a vida em sociedade sem linguagem? É claro que não. Nós, que vivemos em sociedade, precisamos da linguagem para sobreviver, ela é um dos fatores que nos une. A todo o momento, estamos interagindo no meio em que vivemos e, para isso, a linguagem é fundamental. Ela é um fenômeno que nos une em sociedade, é um fenômeno dinâmico, é uma faculdade HUMANA, pode ser verbal ou não verbal.
A língua: é uma instituição social, comum a todos os membros de uma comunidade, que permite a comunicação.A fala materializa o conhecimento que o falante tem da língua, pois somente quando alguém fala é que sabemos a sua nacionalidade.
*Pessoas que nasceram e moram num mesmo país, não falam exatamente iguais e, às vezes, nem se entendem ou se entendem precariamente. Essa questão é a chamada uniformidade na diversidade.
Uniformidade: a língua necessita ter uma mesma estrutura, mas não necessariamente ser a mesma para toda a comunidade. A conservação de sua estrutura é que faz com que falemos a mesma língua, apesar de algumas variações.
Diversidade: variações que acontecem nas línguas humanas.
- Variações geográficas: a partir de regiões diferentes
- Variações sociais: a partir de nível de escolaridade, meio ambiente, adequação às diferentes situações. Neste tipo de variação, convivemos com as inadequações da linguagem em situações formais, as chamadas falta de concordância, pronúncia não cuidada.
Para cada situação há uma linguagem adequada. Variações por conta da idade.
As situações formais exigem linguagem formal. Nestas situações não temos intimidade com o ambiente nem com as pessoas. As situações informais ou semiformais exigem linguagem informal ou semiformal, linguagem mais relaxada, mas não quer dizer que haja, necessariamente, falta de concordância.
- Variação situacional: uma espécie de variação social.