português
O projeto político pedagógico (PPP) da escola retrata a sua identidade. Será um trabalho de construção e reconstrução que exige a participação de todos. Conforme Sousa (1998), o PPP deverá ser construído com clareza no que se refere ao compromisso ético-pedagógico de contribuir para a formação e educar o cidadão de hoje para se tornar críticom reflexivo e criativo, capaz de atuar e ajudar a transformar e melhorar a sociedade da qual faz parte.
Na LBB estão inclusos três grandes eixos relacionados a construção do PPP: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade.
Segundo dp Rossi (2004), o desafio da escola é construir um projeto emancipatório, transformador, que valorize a sua cultura e identidade. De acordo com pandilha (2002), há a necessidade de compreender-se a perspectiva filosófica, teórica-conceitual, que informa o PPP da escola, levando em consideração os sentimentos e signiicados que os indivpiduos atribuem a suas experiências escolares.
O projeto pedagógico é construído na força expansiva da diversidade cultural dos membros da comunidade escolar juntamente com suas visões de mundo. Mesmo que a escola tenha autonomia para varolizar sua identidade e seus propósitos específicos, esta inclusa em políticas educacionais num mundo globalizado e plural.
A visão do PPP pressupõe um diálogo constante entre a pluraridade e as políticas públicas. Segundo Canen (2004ª), ao referirmo-nos a PPPs plurais, devemos reconhecer as tensões entre a unidade e a pluralidade. Numa visão multicultural, ao representar a identidade istitucional da escola, o PPP representa um esforço coletivo de conferir unidade a partir da pluralidade.
Pode servir de ponto referência para decisões que dizem respeito ao funcionamento da escola, a qualidade do trabalho docente e ao desempenho dicente, a função scial da escola em relação à comunidade e a sociedade.