Português
Referencial
A linguagem objetiva expressando a realidade com clareza ao contexto. O texto é apresentado na terceira pessoa do singular ou plural.
São usados para regras de acesso como prioridade em caixas eletrônicos, acesso ao ônibus com rampas para cadeirantes ou carrinhos de bebe.
Linguagem Referencial é usada símbolos padronizados e desta forma facilita quem utiliza.
Fonte: http://migre.me/ncfsi, pesquisado em 30/11/2014.
Metalinguística
São argumentos muito usados em interações verbais, quando questionamos alguém sobre a forma de contar algo utilizando desta forma nossos próprios meios de linguagem. fonte: http://migre.me/nchHe
O alto retrato de Van Gogh nesta imagem ou até mesmo a forma com o escritor Luis Fernando Veríssimo escreveu seu poema,
“Gosto da palavra “fornida”. É uma palavra que diz tudo o que quer dizer. Se você lê que uma mulher é “bem fornida”, sabe exatamente como ela é. Não gorda mas cheia, roliça, carnuda. E quente. Talvez seja a semelhança com “forno”. Talvez seja apenas o tipo de mente que eu tenho.
Não posso ver a palavra “lascívia” sem pensar numa mulher, não fornida mas magra e comprida. Lascívia, imperatriz de Cântaro, filha de Pundonor. Imagino-a atraindo todos os jovens do reino para a cama real, decapitando os incapazes pelo fracasso e os capazes pela ousadia.”( LUIZ FERNANDO VERRÍSSIMO, O Analista de Bagé, 1981) Portanto o uso da Metalinguística explica sua forma de escrita com sua troca de expressão seja ela em versos ou figuras conforme demonstrado acima.
Poética
Comunicação usada para atrair a atenção do leitor. Valorizando o texto e em sua elaboração, quando tem a combinação de palavras de sentimentos e figura de linguagem na elaboração do texto, seja ele um anúncio publicitário ou em um poema ou mesmo em uma figura.
Muito comum usar na função poética é o sentido figurado, como exemplos abaixo.
Anúncio publicitário:
“Chegou o milagre azul para lavar! Lave na espuma de