Português
Que contratempos surgiram/podem surgir?
Quais são as áreas envolvidas?
Quem são as pessoas envolvidas?
Há conflitos?
Como acontece/aconteceu o desenrolar do processo?
Quais são/foram os pontos críticos?
Quais as facilidades?
Quais as dificuldades?
Exemplo:
Perguntas de caráter explicativo, do tipo “por quê”, fornecerão subsídios para os objetivos da aprendizagem.
Por que a ação foi iniciada?
Por que foi escolhido esse desenho?
Nessa parte, a elaboração de perguntas depende de conhecimento prévio da situação em questão e de dúvidas e informações que não tenham sido esclarecidas por meio da descrição.
Encerre indagando sobre quais outras pessoas poderiam ser consultadas e se há algum material/documento que possa ser acessado.
OBS.: Essa é uma orientação geral sobre a organização de perguntas a serem feitas durante as entrevistas. O tipo de pergunta dependerá do tema abordado e do conhecimento prévio de informações.
Escrevendo o caso
A redação do caso deve ser elaborada de forma bastante neutra, apresentando fatos e circunstâncias envolvidas. O caso é muito mais um relato contextualizado, pois toda a análise deverá ser realizada pelos alunos. Abaixo uma estrutura possível a ser seguida ao elaborar a narrativa principal do caso:
QUE ESTRUTURA UM CASO PODE SEGUIR?
1. Introdução
Define o problema a ser examinado e explica os parâmetros ou as limitações da situação; deve despertar interesse e curiosidade.
2. Visão Geral/Análise
Onde/quando/por quê; fornece detalhes sobre atores envolvidos e organizações; identifica questões profissionais, técnicas ou teóricas etc.; o caso deve ser rico em nuances contextuais: cenários, personalidades, culturas, urgência das questões etc.
3. Relato da Situação
Descreve as ações, pode