Português
A escolha pela temática material didático na educação a distância surgiu devido a certa “descrença” inicial com relação a esta modalidade de educação, pois antes de tornar-me aluna do curso de Pedagogia da Unirio, não acreditava na qualidade do material didático e na sua importância no processo de ensino-aprendizagem do aluno.
. Portanto, assim que me tornei aluna no período de 2009 a 2012, percebi a riqueza do material didático nas disciplinas do 1º período1. O processo de elaboração desse material era planejado e era centrado em orientações pedagógicas seguindo a ementa do curso de Pedagogia, além disso, a equipe pedagógica norteava as concepções pedagógicas de modo que a cada período seguia-se um tema para articular as disciplinas afins.
O material de cada disciplina era contextualizado ao tema e vinha de várias formas: algumas com material impresso em livros, outras não tinham livros, mas vinham em apostilas, entrevistas, teses,etc e ainda havia aquelas que eram articuladas através de filmes, teatros, oferecendo assim ao aluno materiais de diferentes modos, sentindo intensamente uma experiência não-linear de aprendizagem.. No decorrer do curso, conheci e aprendi a partir do conteúdo das disciplinas, pelos estágios que cursei na educação infantil, no ensino fundamental e no EJA, filmes que assisti, além dos dos seminários que participei na UNIRIO. Mas foi através da disciplina Educação a Distância que fui colendo dados para construir o meu trabalho de conclusão do curso. Compreendi que o material didático é um elemento importante na Educação a distância, mas o que prevalece é o empenho do aluno em pesquisar e aprimorar seu conhecimento. E assim o aluno vai adquirindo esse perfil a cada momento em se empenha para entender a nova modalidade e percebe que o material didático é um tipo de diálogo entre aluno e professor.
1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): Definições e Características Para Pretti (2009, p.38), “falar em educação a distância