Português Instrumental
(UNICAMP) – MASSA!
“Pô Erundina, massa! Agora que o maneiro Cazuza virou nome num pedaço aqui na Sampa, quem sabe tu te anima e acha aí um point pra botá o nome de Magdalena Tagliaferro, Cláudio Santoro, Jaques Klein, Edoardo de Guarnieri , Guiomar Novaes, João de Souza Lima, Armando Belardi e Radamés Gnattall.
Esses Caras não foi cruner de banda a la ‘Trogloditas do Sucesso’, mas se a tua moçada não manjar quem eles foi dá um look aí na Enciclopédia Britânica ou no Groves Internacional e tu vai sacá que o astral do século 20 musical deve muito a ele.”
(UNICAMP) – MASSA!
Júlio Magdalena, di-jei do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (São Paulo, SP) (Painel do Leitor”, Folha de São Paulo, 04.10.90)
a) Que grupo social pode ser identificado por este estilo? Transcreva as marcas linguísticas características desse grupo, presentes no texto.
b) Em que campo da cultura deram contribuição importantes os nomes mencionados na carta e que passagem(ns) do texto permite(m) afirmar isso?
c) O texto contém uma crítica implícita. Qual é, e a quem é dirigida?
EXECÍCIO 2
Reescreva o seguinte trecho, tornando-o mais próximo do nível formal da língua.
“O walkman – o aparelhinho portátil para ouvir música – nasceu de uma boa sacada. Foi em 1979, na cabeça do japonês Akio Morita, fundador da Sony, que tudo aconteceu.”
EXERCÍCIO 3
(FUNVEST) – Na frase: “Ficamos escandalizados com a matança dos marginais” há uma ambiguidade. Reescreva a frase de duas maneiras, cada uma com um de seus possíveis significados.