Português Instrumental
Objetivo: Informar a mídia sobre o fato ocorrido com o jogador Neymar do Santos Futebol Clube.
Gêneros do Discurso
Comunicação: Forma Narrativa
Esfera: Jornalístico
Forma: Escrita
Norma Padrão: Formal
Sentido: Irônico
Viés: As duas notícias têm o mesmo sentido, apesar de que o Diário de São Paulo completa mais a noticia do que a Folha de São Paulo
2 – Informações Implícitas
2.1 – Pressuposto: Segundo Platão e Fiorim no livro entender o texto, pressuposto são aquelas idéias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase.
2.2 – Subtendido: O conceito de subentendido é concebido por Ducrot (1987) como insinuações presentes numa frase ou num conjunto de frases que não são marcadas lingüisticamente. Segundo Guimarães, 2006, esse conceito permite acrescentar alguma coisa “sem dizê-la, ao mesmo tempo, em que ela é dita”.
Exemplo: “Ele é músico, por isso é sensível” o que nos leva a significa que todo músico é sensível.
2.3 – Ambigüidade: Segundo William Cereja e Thereza Magalhães, no livro Gramática Reflexiva Ambigüidade é a duplicidade de sentido que pode haver em uma palavra, em uma frase ou em um texto inteiro.
2.4 – Discurso Direto: Segundo William Cereja e Thereza Magalhães no livro Texto e Interpretação, Discurso Direto são quando as falas das personagens são reproduzidas fielmente e que antes da fala de cada uma delas aparece sempre o travessão.
2.5 – Metáfora: “Sua boca é um cadeado e meu corpo é uma fogueira”. Segundo William Cereja e Thereza Magalhães, observe que o eu lírico mantém uma relação de similaridade entre os termos “boca” e “cadeado”, de modo que as características do “cadeado” (fechado) sejam atribuídas à “boca”. O mesmo ocorre entre os termos “corpo” e “fogueira” (ambos são quentes).
2.6 – Metonímia: Segundo William Cereja e Thereza Magalhães no cotidiano, a metonímia é também muito empregada para orientar