Português instrumental
1-Sobre a história em quadrinho que segue ,coloque em prática os princípios desenvolvidos nas aulas e explique o que o autor desejou desmonstrar, mas não ultrapasse as dez linhas.
-Quando eu crescer quero ter muitos vestidos!
-E eu muita cultura!
-Se você sair na rua sem cultura, a policia te prende?
-Não!
-Experimenta sair sem vestido?
- É triste ter que bater em alguém que tem razão! A tirinha mostra claramente uma diferença de valores entre as personagens, enquanto uma fala de valores (vestido), a outra fala sobre cultura. De modo mais cru, a fim de provocar o riso, colocando em pauta a esperteza de uma à ingenuidade da outra. É possível perceber que o autor quis passar os valores da sociedade atual, onde as pessoas valorizam mais os bens materiais do que a cultura, esquecendo o nosso verdadeiro caráter e respeito. Para a sociedade, ter roupas é mais importante do que ter cultura, a maneira como você se veste chama mais atenção do que seu conhecimento cultural. Você é o que você tem, não o que você conhece!
2- Estude bastante sobre coesão e coerência e exponha o aprendizado explicando o que é cada uma delas , sua importância para o texto e o que diferencia uma da outra.
Maximo 13 linhas. Coesão é a ligação harmoniosa entre parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma sequência lógica entre as partes do texto abordado. Coerência é a lógica interna do texto, o assunto do texto (ideias) tem que se manter intacto, sem que haja distorções e incoerência, facilitando o entendimento da mensagem. A coesão tem a importante missão de ligar as partes do texto, proporcionando ao mesmo, a progressão do fluxo informacional, para levar adiante o discurso, mantendo sintonia de conexão das partes textuais. Já a coerência tem como principal função manter sintonia entre as ideias, pois essas devem se completar, para evitar a não contradição das partes do texto. A diferença entre ambas é que, a coesão