portuguesando

359 palavras 2 páginas
50 anos da turma da mônica Este é o ano da dentuça. Mônica, a principal personagem de Mauricio de Sousa, faz cinquenta anos. Em 3 de março de 1963, a baixinha invocada apareceu em uma tira do Cebolinha no jornal Folha de S.Paulo. Pouco depois, ela já era um fenômeno entre os leitores. Foi o público que a escolheu para ser líder da galera do Bairro do Limoeiro. O primeiro gibi da Turma da Mônica chegou às bancas em maio de 1970. A partir daí, a história é conhecida. Cascão, Chico Bento e companhia passaram a fazer parte da infância dos brasileiros. Milhões de revistas já foram publicados em cerca de cinquenta países.No dia 5 de maio a exposição Mônica 50 Anos foi aberta ao público no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura. criada pelo desenhista Mauricio de Sousa há exatos 50 anos. A exposição ficou em cartaz até o dia 02 de junho, de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita.
Por meio de objetos históricos, publicações editoriais, desenhos animados e instalações, o público visitante mergulhou década a década na história da baixinha dentuça mais famosa dos quadrinhos nacionais. Desde 1963, ano de sua primeira aparição, Mônica conquistou o Brasil e foi destaque internacional no mundo dos quadrinhos.
Da década de 60 à atualidade, farão parte da mostra o original da primeira tira da Mônica, o terceiro coelho de pelúcia pertencente à Mônica Sousa – filha do Mauricio de Sousa e musa inspiradora da personagem; as diversas bonecas da Mônica que marcaram época; os filmes de grande sucesso da década de 80; os games da década de 90 e muitas outras surpresas. Uma exposição lúdica com interações e diversão para crianças e adultos!
“É emocionante ver, em retrospectiva, a presença da Mônica em cada década, desde a sua criação. Fica notória a importância da personagem para a cultura de cada período e é surpreendente ver como ela sempre foi amada pelos brasileiros, desde os anos 60 até

Relacionados

  • portuguesando o portugues
    933 palavras | 4 páginas