Portugues
Pilha de Leclanché
Pilha de zinco/dióxido de manganês (Leclanché)
A pilha de Leclanché também chamada de pilha seca ou pilha comum, foi inventada em 1865 pelo engenheiro francês Georges Leclanché (1839-1882). A pilha de Leclanché é a precursora das modernas pilhas secas de uso tão diversificado. Dão voltagem de 1,5V, e são extensivamente usadas em lanternas, rádios portáteis, gravadores, brinquedos, flashes e outras.
A pilha de Leclanché é formada por um cilindro de zinco metálico, que funciona como ânodo, separado das demais espécies químicas presentes na pilha por um papel poroso. O cátodo é o eletrodo central. Este consiste de grafite coberto por uma camada de dióxido de manganês, carvão em pó e uma pasta úmida contendo cloreto de amônio e cloreto de zinco. Esta pilha tem caráter ácido, devido a presença de cloreto de amônio.
A pilha de Leclanché não pode ser recarregada pois no seu uso ocorre uma semi-reação de redução que é irreversível, com isso a pilha cessa seu funcionamento quando não há mais o dióxido de manganês para ser consumido.
O vazamento da pilha ocorre as vezes pois durante a vida da pilha ocorrem reações redox que vão causando a ruptura do cilindro de zinco e com isso a pasta corrosiva é liberada causando os diversos estragos.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo montar uma pilha seca simples .Logo após, medir a voltagem da pilha construída utilizando um voltímetro, o qual possui uma resistência interna muito elevada.
O fato de o voltímetro possuir resistência interna muito elevada impede a passagem de corrente através do circuito interno o que traz duas consequências para o funcionamento da pilha: Impede a polarização excessiva dos eletrodos ,logo o valor da ddp lida não deve estar muito longe a fem teórica da pilha.
MATERIAIS UTILIZADOS
Placas de zinco;Carvão de retorta;MnO2;Solução de NH4Cl;Algodão;Vidro de relógio;Fios Metálicos;Espátula;Béquer;Solução de