portugues
AUTOR E OBRA
Escritor francês Gustave Flaubert (12/12/1821 - 8/6/1880). É um dos mais importantes representantes do romance realista. Nasceu em Rouen e cresceu no hospital onde seu pai trabalhava como cirurgião-chefe. Começou a escrever em 1843, após a reprovação nos exames de direito da Universidade de Paris.
Um ano depois, devido à epilepsia, isola-se em um sítio em Croisset, perto de Rouen, propriedade do pai. Lá ele fez amizade no círculo literário parisience e escreve duas novelas que foram publicadas bem mais tarde: A Educação Sentimental (1869) e A Tentação de Santo Antônio (1874).
Entre 1849 e 1852, viaja para a África, de onde traz as anotações para a obra Salambô (1862), sobre a queda da antiga civilização de Cartago. Após cinco anos de trabalho, publica Madame Bovary (1856), seu romance mais importante, que critica os valores românticos e burgueses da época.
Contexto
Esta grande e polêmica obra de Gustave Flaubert, após cinco anos de intenso trabalho, foi publicada em 1857, século XIX na França. Através deste romance, podemos perceber, inclusive a partir de testemunhos do próprio autor, o quanto a obra “Madame Bovary” pode nos dizer sobre a sua época. Neste momento, no sec. XIX na França, os espaços com relação a atuação social dos gêneros estavam definidos e esta é uma característica social que percebemos claramente no decorrer do enredo, através da descrição do cotidiano das personagens principais .
Como crítica social, nesta obra é perceptível o direcionamento claro do autor à classe burguesa, a qual