portugues
Módulo 8- Técnicas de Vitrinismo
Comunicar no Ponto de Venda
Curso Profissional de Técnico de Comércio
Portaria n.º996/2007 de 28 de Agosto
Nome do(a) Aluno(a): Rui Magalhães nº do processo:
Vitrinismo
1.1. CRIAR VITRINAS
A vitrina é responsável por pelo menos 70% a 80% das vendas de uma loja, logo a sua importância é enorme. Imagine-se que a cada 100 vendas, 70 vendas sejam por causa de alguma coisa que chamou a atenção do consumidor nessa vitrina.
1.1.1. Orçamento
Elaborar um orçamento siginifica definir a verba, para se ter uma ideia do que vai poder ser investido com material, contratação de profissionais e etc.
1.1.2. O Tema
A escolha do tema norteará todo o projeto e deve ser a primeira decisão. Com um tema definido, tudo flui melhor. Os temas podem ser divididos em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, promocionais (lançamento de produtos), liquidação, verão, inverno ou temas abstractos: Um piquenique no Parque do Arnado, Sonhos, Bem-estar, Músicos, etc. Com o tema definido deve ser realizada a adequação, que é o momento em que tudo deve fazer sentido para o consumidor ao observar a vitrina.
1.1.3. Materiais
São eles que contribuem para um trabalho diferenciado. Quanto maiores forem as suas referências, mais rico será o seu projeto. Os mais usados são a madeira, o vidro, os tecidos, o acrílico, o papel, de todas as grossuras.
É importante saber:
a) Procurar fornecedores e pedir catálogos e amostras.
b) Visitar ruas especializadas.
c) Treinar o olhar para novos materiais e novas combinações de cores.
d) Aprender a reciclar objetos e criar novos usos.
e) Visitar as feiras do sector e eventos.
f) O acrílico é um material excelente e bastante versátil. Todos os materiais que são lançados para a decoração interior e exterior, residenciais e comerciais servem para uma vitrina.
1.1.4. Planeamento
Uma boa vitrina precisa de seguir algumas regras