Portugues
1. INTRODUÇÃO
A humanidade não pára de evoluir. E com sua evolução, evolui também a linguagem por ela usada; tanto a linguagem oral quanto a escrita. Os gêneros textuais, utilizados nos mais diversos ambientes lingüísticos, retratam de forma ideal a evolução da linguagem. Pode-se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo organização das atividades sociocomunicativas do dia-a-dia. Assim caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Vejamos: Nas sociedades modernas, trabalho e obtenção de dinheiro estão intrinsecamente ligados. Por isso, muitas vezes não percebemos que algumas de nossas atividades cotidianas não remuneradas também são trabalho.O trabalho representa, na sociedade em que vivemos, para cada indivíduo, uma forma de se situar na sociedade, sendo ele remunerado ou não. Por isso trabalho é parte integrante da vida de cada um de nós.Nessa perspectiva, a linguagem é um dos nossos mais relevantes trabalhos. Portanto a aquisição da Retextualização na produção de textos escritos proporcionou a competência textual, permitindo a um falante distinguir um gênero textual de outro de acordo com sua experiência de mundo ou aprendizado escolar.
Teve-se como indicador de desempenho desenvolver habilidades de reprodução de textos, nos alunos do ensino fundamental, com isso foram criadas condições para que o aluno desenvolva sua competência escrita e comunicativa, sua capacidade de usar língua de modo variado e adequado ao contexto, interessando-se na retextualização.
Seguindo a orientação de Marcuschi (2001, p.99) avaliamos o grau de consciência lingüística dos alunos e o seu domínio da noção das relações entre o texto oral e escrito.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os gêneros são formas estáveis de enunciados que possibilitam a intervenção e ação no mundo. Nas diversas situações cotidianas de um individuo, estão inseridos fatores a respeito do texto e da