Portugues
01- (AFC/SFC 2002) No texto abaixo, foram introduzidos erros. Para saná-los, foram propostas algumas substituições.
Julgue as substituições e depois assinale a opção que contém a seqüência das alterações necessárias para adequar o texto ao padrão culto formal do idioma.
“O conceito de tributo, face sua interpretação nos conformes à
Constituição, tem essa peculiaridade: deve obedecer ao princípio da legalidade estrita. Cumpre ressaltar mais uma vez: não há possibilidade de discricionariedade na definição legislativa do tributo, mas só teremos tributo se o dever de pagar uma importância ao Estado for vinculado à previsão de ter riqueza.”
(Nina T. D. Rodrigues, com adaptações)
IV. substituir “discricionariedade”(l .5 e 6) por
“discricionaridade”
Item ERRADO.
Comentário.
Se houvesse dúvida com relação à grafia, o candidato poderia buscar uma outra palavra parecida (ou seja, um paradigma) que tivesse passado pelo mesmo processo: SÉRIO
-> SERIEDADE
SOLIDÁRIO -> SOLIDARIEDADE
SÓCIO -> SOCIEDADE
SÓBRIO -> SOBRIEDADE
DISCRICIONÁRIO -> DISCRICIONARIEDADE
Como é bem maior a quantidade de vocábulos terminados por
IO, em comparação com os de terminação EO, pode ocorrer a “contaminação” e, por conseguinte, erro na grafia de vocábulos como HOMOGÊNEO (confira como foi a questão 17 da prova para AFRF 2003, mais adiante). Então, para dissipar dúvidas, vamos buscar um paradigma. O que acontece com essa palavra é o mesmo que ocorre com:
CORPÓREO -> CORPOREIDADE
IDÔNEO -> IDONEIDADE
CONTEMPORÂNEO -> CONTEMPORANEIDADE
INSTANTÂNEO -> INSTANTANEIDADE
ESPONTÂNEO -> ESPONTANEIDADE
Dos exemplos acima, é claro que o candidato inteligente vai buscar como paradigma o segundo, não é? Ou até outro mais comum ainda, pense aí você...
Essa dica do paradigma vai também ajudar – e muito – em relação a conjugação verbal. Mas isso fica para um próximo ponto. 2 - (Fiscal do Trabalho/1998) Leia o texto seguinte para responder às questões.
Existe