Portugues
UnU DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
BIOGRAFIA E PUBLICAÇÕES DE MIRNA PINSKY
ROSANGELA
ANÁPOLIS-GO, 2012
Sumário Infância e juventude 3 Formação 3 Ligação com Sebastião 4 Premiada 4 Outras atividades 4 Projetos voluntários 5 Projetos futuros 5 Inspiração 5 Publicações 6 Referências 22
Mirna Pinsky, apesar do nome de “gringa”, é bem brasileira, e escreve sobre muitos temas diferentes, inclusive algumas que se passam em São Sebastião.
Infância e juventude
Nasceu em 12 de dezembro de 1943, em São Paulo. Viveu quase toda a sua vida no bairro de Pinheiros. “Naquela época, as ruas ainda não eram tão movimentadas e as crianças podiam percorrer sozinhas caminhos impensados no mundo de hoje. Brincar de queimada e esconde-esconde com os vizinhos era muito comum”, lembra Mirna, que também gostava muito de estudar. Aluna nota dez, sempre foi uma das primeiras da classe. E sempre gostou de escrever também. Aos oito anos, fez um diário. Aos 11, escreveu (a mão, é claro) mais de 50 páginas de ‘um romance’. O gosto pela leitura quem lhe despertou foi sua avó, que vivia lhe narrando aventuras. “Desde cedo queria que as minhas histórias tivessem o mesmo sabor daquelas que eu lia e ouvia. Enchia grossos cadernos com invenções muito ambiciosas. Mas não pensava em ser escritora”, comenta. Escolheu fazer faculdade de Jornalismo por falta de opção. Formada, atuou como jornalista durante alguns anos, mas ela sabia que aquele não era seu caminho.
Formação
Jornalista com pós-graduação e mestrado em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (USP), foi editora de uma revista de circulação dirigida de 1969 a 1976. Também foi colaboradora de inúmeros jornais e revistas, como a Folha de São Paulo, entre 1969 e 1981. “Trabalhei durante mais de 20 anos como coordenadora de produção em editoras de livros e agora trabalho como freelance para editoras, fazendo traduções e copidesque”, conta.