portugues
O módulo de Ambientes Virtuais de Aprendizagem do nosso curso de especialização em Formação para a Docência Online tem como objetivo aprofundar o conceito de ambientes virtuais que vem sendo amplamente utilizado na cibercultura. Além disso, estudaremos um ambiente virtual em particular, o Moodle, buscando uma apropriação de seus principais recursos e potencialidades.
Pretendemos aqui trazer uma abordagem ampla para este conceito, buscando compreender que os diversos espaços virtuais existentes na web podem ser vistos como ambientes virtuais de aprendizagem, dependendo dos objetivos para os quais estão sendo utilizados.
Com relação especificamente ao ambiente Moodle , faremos uma experiência de oficina online, onde os participantes terão a oportunidade de experenciar o Moodle no perfil de professor e conhecer algumas de suas possibilidades com relação ao perfil de administrador.
Colaboração e cooperação
A aprendizagem colaborativa tem sido foco das diversas instituições de ensino superior que começam a dinamizar suas atividades em parte ou na sua totalidade em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Para Moraes (2005, p. 200), nos AVA a aprendizagem, embora seja individual, é também influenciada pelos processos de natureza coletiva, pautados nas conversações entre indivíduos que compartilham o mesmo espaço virtual. Nessa nova ambiência, aparece a definição de sujeito coletivo da aprendizagem (LÉVY,1996), fundamento para que se compreenda a aprendizagem colaborativa. Esse sujeito acontece quando todos os membros da comunidade participam da criação e manutenção da comunicação. Assim, o debate se dirige para a construção progressiva de uma rede de argumentos e documentos, sempre presente simultaneamente e atualizada para toda a comunidade, que pode ser manipulada por qualquer um e ainda assim estar imediatamente presente para todos. Essa organização e forma de produzir conhecimento não seria possível, a não ser em ambiente informatizado,