portugues
É uma teoria microeconômica que busca como os consumidores tomam decisões de compra e como enfrentam os conflitos e as mudanças, as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda e as pessoas escolhem obter um bem em detrimento do outro em virtude da utilidade. Temos também os fatores que influenciam nas escolhas dos consumidores que estão ligados á restrição orçamental e preferências.
Os instrumentos principais para o analise e determinações de consumo são a curva de indiferença e a restrição orçamentária.
TEORIA DA FIRMA
Firma tem como organizações que produzem e vendem bens e serviços, contratam e utiliza fatores de produção, cujo objetivo é maximizar lucros, que chegou a conclusão que podem ser classificadas em primarias e secundarias. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas a partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
As firmas trabalham com lado da oferta, com os produtos que vão oferecer para seus consumidores, a firma tem uma grande importância para os mercados, pois é ela que reúne o capital e o trabalho que realiza a produção e responsáveis por adicionar valor às matérias-primas utilizadas. As empresas produzem conforme a demanda do mercado e a oferta são ajustadas por aqueles que estão dispostos a consumir.
Segundo a teoria microeconômica, a Teoria da Firma se subdivide em:
Teoria da Produção
Permite a uma firma determinar qual a quantidade ideal a ser produzida.
Teoria dos Custos
Produção eficiente - ou seja, sem desperdício.
Teoria dos Rendimentos
Define a forma com que a quantidade produzida aumenta conforme vão se agregando mais fatores de produção.