portugues
Com o protagonismo, o discente norteia suas formações acadêmica e profissional, preparando-se por meio da aprendizagem significativa. Assim, a relação entre teoria e prática será mais sólida. A coleta de dados ocorreu pelo Google Docs, cujo questionário foi encaminhado por e-mail a todos os graduandos que assistiram, no 1º semestre de 2011, às aulas da disciplina em questão. Os resultados demonstraram que os discentes se posicionaram favoráveis à validade das aulas de Língua Portuguesa, em cursos de engenharia, como forma de aprimoramento da atuação profissional com foco na comunicação escrita.
Palavras-chave: Comunicação escrita profissional; Engenharia; Formações acadêmica e profissional; Língua Portuguesa; Posicionamento discente.
1 Introdução
A comunicação, principalmente o ato de escrever, é fundamental no exercício profissional, independente da área. Em específico à engenharia, foco deste estudo, exige-se do profissional a capacidade de transpor para o papel, de forma clara, os seus anseios, as suas metas, os seus objetivos, enfim, tudo o que precisa comunicar sobre o e no seu trabalho. A comunicação escrita, dessa forma, passa a ser de extrema utilidade no cotidiano profissional e é estruturada ao longo da formação