Portugues
1 – O QUE SÃO CONECTIVOS?
Para entendermos os valores semânticos dos conectivos, devemos, antes, saber o que é um conectivo. Afinal, o que é um conectivo? Bom, como o próprio nome diz, os conectivos conectam frases, orações ou palavras. Observe os exemplos a seguir; neles, encontramos frases que podem ser produzidas pelos falantes em determinadas situações:
NAS PRIMEIRAS DECLARAÇÕES DE AMOR...
NAS ÚLTIMAS DECLARAÇÕES DE AMOR...
a) Amo você.
[Palavra 1 + Palavra 2] nenhum conectivo
b) Gosto de você.
[Palavra 1 + conectivo DE + Palavra 2]
c) Amo você. Contigo o mundo faz mais sentido.
[Oração 1. Oração 2] nenhum conectivo
d) Estou contigo porque você é a mãe dos meus filhos.
[Oração 1 + conectivo PORQUE + Oração 2]
Na tabela, percebemos que as frases a e c, típicas das primeiras declarações de amor, não possuem conectivos, pois, neles, não encontramos nenhuma palavra que ligue outras palavras ou orações. Já as frases b e d, típicas das últimas declarações de amor, contêm os conectivos de e porque. Nesse caso, o primeiro liga duas palavras – gosto e você – e o segundo integra a oração em roxo – porque você é a mãe dos meus filhos – ligando-a a oração azul – estou contigo.
2 – OS VALORES SEMÂNTICOS E OS CONECTIVOS
Como vimos em sala de aula, a semântica, de um modo geral, é a área dos estudos da linguagem que investiga os sentidos das palavras ou dos enunciados. Os conectivos, muitas vezes, ao ligarem expressões linguísticas, palavras ou orações, exprimem uma relação semântica (relação de sentido). É o caso, por exemplo, da frase d: Estou contigo porque você é a mãe dos meus filhos. Nota-se que a oração sublinhada, introduzida pelo conectivo porque, é a causa ou explicação da oração anterior Estou contigo. Por outro lado, no caso da frase b, Gosto de você, o conectivo de apenas liga as duas palavras, não exprimindo nenhuma relação de sentido. Note ainda que, no exemplo c, Amo