Portugues
Na boa, está chovendo pedidos para que eu fale sobre um tema de redação bastante recorrente em exames de seleção para cargos nas empresas, vestibulares ou até como atividade no curso em que esteja matriculado. Este tema tão difundido é: “Quem sou eu?” O que você precisa saber sobre esse tema:
1- Você tem que ter em mente que esse tema trata-se da produção de um texto descritivo, ou seja, você fará uma descrição de si mesmo. 2- Lembre-se na descrição não basta fazer uma descrição à risca, ao pé da letra, onde quanto maior a quantidade de palavras descritas, melhor. Não, não é assim. Você precisa destacar em você características que sejam mais expressivas, das qualidades que te diferem das outras pessoas. Pormenores que mexerão com a imaginação de quem lê. Você precisa transmitir emoção ao leitor.
3- Ao se descrever pense em “como” você é e nunca “o que você é. 4- Você precisa descrever a si mesmo levando em conta não só o visual, mas também, suscitando outros sentidos como olfato, tato, o paladar e até o sexto sentido. Por exemplo: procure descrever-se sobre o tom de sua voz, do perfume que de você exala, das sensações de calor, , insinuações, dos sentimentos que você quer transmitir. 5- Como eu faço isso? Fale sobre algo singular em você, algo único que te faria reconhecer entre tantas outras pessoas. Pode ser um jeito de falar. A cor dos olhos. Algo que você curta muito e que faz questão que todos saibam. 6- Pense que você está fazendo um retrato falado de como ser identificado por alguém, que sem o conhecer o estivesse esperando no aeroporto.
7- Use e abuse das metáforas, comparações. Machado de Assis dá vários exemplos, um deles é que Capitu tinha olhos oblíquos e dissimulados. Olhos de ressaca. José de Alencar falava que Iracema tinha os lábios virgens com gosto de mel e os cabelos tão negros como as asas da graúna. 8- E, por fim, ao