portugues
2ª.
3ª. O marco inicial do Classicismo português é em 1527, quando se dá o retorno do escrito Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as idéias de renovação literária e as novas formas de composição poética, como o soneto.
5ª. Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;
Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.
Presença da mitologia Greco – romana: aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma; -
Perfeição formal: : métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.
Humanismo: o homem dessa época se liberta dos dogmas da Igreja e passa a se preocupar com si próprio, valorizando a sua vida aqui na Terra e cultivando a sua capacidade de produzir e conquistar. Porém, a religiosidade não desapareceu por completo.
6ª. O Platonismo é uma corrente, baseada no pensamento de Platão. Amor Platônico: Os poetas clássicos revivem a idéia de Platão de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro, não-físico.
01- Durante o século XIV, a Europa começava a se preparar para uma grande transformação política, econômica e cultural que teve seu auge ou apogeu nos séculos XV e XVI, chamado de classicismo, também conhecido como quinhentismo. Por que esse nome?
OOras... se chama assim por que são os textos escritos no século XIV, ou seja... lá pra 1500 e bolinhas!
02- Que fato desencadeou o surgimento do Classicismo em Portugal?
O marco inicial do Classicismo português é em 1527, quando se dá o retorno do escritor Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as idéias de renovação literária e as