Portugues
Fábula mencionada em um texto de José Luiz de Paiva Bello (1983)
Leia a fábula abaixo e elabore um comentário evidenciando movimentos de avanços e/ou retrocessos em relação à prática docente no decorrer do processo de contextualização da Didática (campo de estudo que se ocupa de questões relativas ao ato de ensinar e aprender).
Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também.
Fábula mencionada em um texto de José Luiz de Paiva Bello (1983) Nesta fábula nota-se que apesar do apego à tradição dos mais velhos, que insistiam em continuar com ensinamentos ultrapassados, os mais jovens já percebiam que se fazia necessária uma mudança nos ensinamentos, para que pudessem sobreviver.
A fábula nos mostra que temos que seguir as tradições do