portugues
Ao abordar a questão dos objetivos de se ensinar Língua Portuguesa para falantes nativos desta língua, Travaglia (2002: 17-20) nos aponta diversas reflexões que culminam em quatro principais objetivos para o ensino de língua materna, irei em seguida comentá-los apontando as diversas práticas docentes que cada objetivo sugere.
O primeiro objetivo que pode ser almejado com o ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua: ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. Competência comunicativa é saber adequar a língua às diferentes situações de comunicação. Tal competência implica outras duas: a gramatical, também chamada de linguística, e a textual.
A competência gramatical é a capacidade de gerar sequências linguísticas gramaticais aceitáveis como uma construção da língua, ou seja, que são capazes de gerar entendimento. Já a competência textual, é a capacidade de saber produzir e compreender textos, para esta, são necessárias algumas capacidades textuais, que são: a formativa – produzir e compreender um ilimitado número de textos, assim como avaliar a boa ou má formação de um texto, sabendo distinguir-lo entre texto e não-texto; a transformativa – modificar textosO professor que tem por objetivo desenvolver a competência comunicativa de seus alunos trabalhará de maneira a proporcionar ao estudante o contato com uma