portugues
Na literatura, várias são as definições para cominuição, ou fragmentação, sendo todas concordantes de que se refere a uma operação unitária, na qual se obtém a redução de tamanho dos minérios a serem tratados. Chaves, et al. (2003) conceituam a cominuição como sendo “o conjunto de operações de redução de tamanhos de partículas minerais, executado de maneira controlada e de modo a cumprir um objetivo pré-determinado”.
Dentre os principais objetivos da fragmentação, destacam-se a obtenção de um material com tamanhos conforme exigências comerciais e a liberação de minerais de interesse para posterior processamento e concentração.A cominuição pode ser realizada através de três mecanismos distintos, ocorrendo isoladamente ou em conjunto, dependendo do equipamento utilizado para esta operação.
São eles: impacto, compressão e cisalhamento(Figura 3.1).
A quebra por impacto leva à formação de uma grande quantidade de partículas com ampla distribuição granulométrica, através da aplicação de uma força muito superior à resistência da mesma(Valadão, et al., 2007).
A compressão, mecanismo no qual a partícula é submetida à aplicação de uma tensão entre duas superfícies, leva à formação de dois produtos distintos: partículas grossas resultantes da quebra por tensão; e partículas finas da quebra por compressão no ponto onde a carga foi aplicada (Wills, et al., 2006).
O cisalhamento, ou abrasão, pode ocorrer quando a força aplicada não é suficiente para provocar a fratura em toda a partícula, gerando pequena diminuição do tamanho da partícula original e a formação de partículas muito finas
(Valadão, et al., 2007).
2. VARIÁVEIS DE PROJETO (Dimensionamento)
Diversos estudos de comparação entre os modelos da cominuição, propostos por Rittinger, Kicke Bond, foram realizados, chegando-se à conclusão de que cada teoria apresenta melhor aplicabilidade em diferentes faixas de