Portugues
UAB – POLO PINHÃO
MARLI TEREZINHA LOPES
TEORIA DA LINGUA PORTUGUESA
Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina de Teoria e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do curso Pedagogia I da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO.
Professora: Marta Maria Simionato.
Tutora responsável à distância: Jussara Ruppel
PINHÂO
2012
Atividade de Teoria de Português
a) A proposta metodológica apresentada parte da possibilidade de um ensino fundamentado na perspectiva dialógica de Bakhtin, sobretudo nos aspectos concernentes à ampliação da linguagem oral e escrita, tendo o aluno como sujeito e construtor de sua aprendizagem. A partir dessa afirmação, podemos dizer que o objeto de ensino da língua portuguesa:
( ) a escrita
( ) a leitura
(x) o texto
( ) a linguagem
b) É pela intertextualidade que se garante a compreensão e o sentido do texto, uma vez que os interlocutores interagem com os textos a partir dos seus referenciais e experiências, produzindo, assim, os efeitos de sentidos para os textos lidos, ouvidos ou visualizados.
Com base na descrição acima, explique o que é intertextualidade.
R- É matéria conceitual do discurso, na medida em que lidam com os conhecimentos partilhados pelo interlocutores, que contribuem para a eficiência pragmática do texto conferindo interesse e relevância.
c) Diante desse fenômeno que é o texto, configurado na perspectiva da realidade concreta da humanidade, como podemos definir língua, segundo Bakhtin ?
R- De acordo com Bakhtin, a língua constitui enquanto língua quando produzida pelos sujeitos na relação eu-tu, ao que chamou de interação verbal que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos, ou seja, língua é um sistema que depende da interlocução e da ação lingüística entre sujeitos.
d) Segundo Costa Val (2008), para se compreender melhor o fenômeno da produção de textos escritos e orais, é preciso