Portugues
A palavra tribologia tem sua origem na língua grega – “tribos” (atrito). Assim, é definida como a ciência que estuda as superfícies atuantes em movimentos relativos e todos os fenômenos daí decorrentes, principalmente o desgaste.
Os estudos da tribologia são direcionados aos efeitos do atrito, possibilitando assim uma maior disponibilidade operacional de máquinas e equipamentos. Atualmente existem no mundo muitos institutos dedicados ao desenvolvimento de materiais que ofereçam maior desempenho e durabilidade. Vários dos materiais usados atualmente para se evitar o atrito foram desenvolvidos por esses institutos, tais como: ➢ Plásticos autolubrificantes; ➢ Revestimentos antiatrito; ➢ Aditivos especiais para lubrificantes; ➢ Materiais combinados.
Para se ter uma completa compreensão do fenômeno do desgaste, é preciso que sejam considerados dois aspectos; o atrito e a lubrificação. Sempre que duas superfícies se movimentarem, uma em relação à outra, ocorrerá o desgaste, causando danos em uma ou nas duas superfícies.
Além da lubrificação, outra variável que deve ser considerada diz respeito à escolha dos materiais. Quando se utiliza materiais dissimilares, a taxa de desgaste é menor em relação aos materiais similares.
Com relação aos materiais cerâmicos, estes alcançam dureza elevada, resultando em taxas menores desgaste. Porem, esse material oferece também algumas desvantagem na sua aplicação, principalmente tenacidade à fratura e dificuldades de fabricação.
Atrito
Sempre que houver movimento relativo entre duas superfícies, haverá uma força contraria a esse movimento. Essa força chama-se atrito. Em algumas situações ele se torna útil e necessário como nos sistemas de freios, porém, em outros casos é indesejável porque dificulta o movimento, gera calor e consome energia motriz, sem produzir o correspondente trabalho.
A resistência ao movimento acontece em virtude das superfícies apresentarem asperezas e irregularidades que se