Portugues
Introdução
Neste trabalho falarei sobre as VANGUARDAS EUROPÉIAS: * O conceito * Contexto histórico * O cubismo * O dadaísmo * O expressionismo * O futurismo * O surrealismo
É o conjunto de tendências que, numa determinada época, se opõem as tendências vigentes, principalmente no campo das artes. Cronologicamente, tais manifestações artísticas surgiram em torno da 1° GUERRA MUNDIAL, compreendendo o período que antecedeu e o período que sucedeu quando então o mundo já se preparava para a 2° grande guerra. Europa (duas primeiras décadas do século XX) - Crise do capitalismo e nascimento da democracia de massas. A burguesia conscientiza-se do perigo que a revolução socialista representa para ela. A Revolução Científica, que rompeu barreiras do tempo e do espaço, produz um estado geral de euforia e crença no progresso.
Surgem, no início do século, os seguintes inventos: o telégrafo, o automóvel, a lâmpada elétrica, o telefone, o cinema, o avião. A máquina se faz presente em todos os momentos da vida e as preocupações fundamentais eram viver confortavelmente e aproveitar o presente. “Belle époque” foi o nome dado a esse início do século XX. As primeiras manifestações artísticas do século XX caracterizam-se pela ruptura com o passado e pelo intuito de chocar a opinião pública, pregando idéias radicalmente novas. Os movimentos de vanguarda européia influenciaram de forma incontestável no surgimento do Modernismo brasileiro.
EXPRESSIONISMO: Surgido em 1910, foi manifestação de povos nórdicos, germânicos e eslavos. Essa tendência expressou a angústia do período anterior à Primeira Guerra Mundial, voltando-se para os produtos artísticos dos primitivos e para as manifestações do mundo interior, expressas no uso aleatório de cores intensas e distorção das formas, como atesta o quadro O grito, do norueguês Edvard Munch.
CUBISMO: Em 1907, Pablo Picasso pintou Lês demoiselles d‘Avignon (As