Portugues e redação
A luz branca é composta por ondas que vibram em diversas frequências. Cada freqüência representa uma cor do arco-iris, as cores que nossos olhos conseguem visualizar vão do violeta, passando pelo verde, até o vermelho.
O preto é a ausência de luz, e nosso cérebro transmite a sensação de que esta ausência seja uma cor.
Percepção da cor
Quando a luz incide sobre algum objeto, vemos refletido apenas a cor do objeto, as demais cores presentes na onda de luz são anuladas.
Mistura de Pigmentos – Teoria das Cores
Quando misturamos as cores primárias, surgem novas cores, que são classificados em : * Acromáticos: branco, preto e cinza. Não há cor.
* Cromáticos: possuem cor e dividem-se em: * Primários: pigmentos puros, através destas cores, se originam as demais. As cores primárias são: azul, amarelo e vermelho. Para se criar o preto cromático ( a cor) é necessário misturar as três cores primárias.
* Secundárias: originam-se através da mistura de duas cores primárias:
Amarelo + Vermelho = Laranja
Vermelho + Azul = Roxo
Azul + Amarelo = Verde
Cor complementar: é a cor não utilizada na mistura das outras duas cores primárias, originando uma cor secundária.
Terciárias: são obtidas através da mistura das cores complementares, ou da mistura de duas cores secundárias.
Cores Análogas: são as cores próximas do gráfico de cor. Elas são análogas, pois há nelas uma mesma cor básica, por exemplo: o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado possuem em comum a cor laranja.
Esses tipos de cores são usados para dar a sensação de uniformidade.
Cores Neutras: são consideradas cores neutras: a cor cinza e a cor marrom. Podem fazer parte do grupo das cores neutras as cores com tonalidades acinzentadas, e amarronzadas, por exemplo: as cores verdes, azuis e amarelos acinzentados, e o violeta amarronzado.
A função das cores neutras é complementar uma cor de tom aproximado, para dar o ar de profundidade.
Contrastes de tons –