Portugues para concurso
2.Adequação Conceitual - é adaptar ao conceito de algo;
3.Pertinência - que concerne;que é relativo a algo;pertencente a algo; Relvância - que tem importância;que é necessário; Articulado,ou Articulação - pronuncia clara sobre o que argumenta (fala,escreve);
4.Seleção Vocabular - separar palavras que sejam relevantes,importantes...etc.
6. MUDANÇAS NO ALFABETO
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
TREMA
Não se usa mais o trema (¨), agora o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.
MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO
1. Não se usa mais o acento dos ditongos (quando duas vogais estão juntas na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba-som mais forte).
Como era Como fica bóia boia
Coréia Coreia
Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Como era Como fica cauíla cauila feiúra feiura
Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí. 3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Como era Como fica abençôo abençoo crêem (verbo crer) creem lêem (verbo ler) leem perdôo (verbo perdoar) perdoo vêem (verbo ver) veem zôo zoo
4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e