Portugues instrumental
R- Teoria Clássica: caracterizada pela ênfase na estrutura e na busca da eficiência das empresas.
Teoria da Burocracia: a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas impessoais. São as normas que regem o comportamento das pessoas.
Teoria das Relações Humanas: teve como objetivo inicial destas experiências era o de determinar como as mudanças nas condições de remuneração e de trabalho (iluminação, temperatura, períodos de descanso, acidentes de trabalho, fadiga, rotação do pessoal, etc.) influenciam as pessoas e a sua produtividade do trabalho.
Teoria Comportamental: verificou-se que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para entender o seu comportamento e utilizar a motivação como meio para melhorar a qualidade de vida, dentro das organizações.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional: está relacionado com os conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança, o que levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional. A tarefa básica do Desenvolvimento Organizacional é transformar as organizações mecanicistas em organizações orgânicas.
Teoria Geral dos Sistemas: é a ideia de elementos que interagem e formam conjuntos para realizar objetivos.
Ou seja, a abordagem sistêmica corresponde a um modo global de ver a realidade. É uma maneira para entender o todo e interagir o conhecimento, em oposição à prática de dividir o conhecimento em partes e estudá-lo separadamente.
2) De acordo com o teórico Fayol, fundador da teoria clássica responda:
a) Quais as funções básicas da empresa, segundo Fayol. Explique-as.
R- Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços. Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e troca. Funções Financeiras: relacionadas com a procura e