Portugues bla bla bla
O tema é a linguagem do Supremo Tribunal, pois é ressaltada nos seguintes trechos a seguir;
Ninguém esperaria encontrar tamanho talento (referindo a AbrahamLincoln) para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.
Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixacontinuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu.
Para o autor a linguagem do Supremo Tribunal é excessivamente demasiada ecomplexa, pois é constatada nos seguintes trechos;
Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro ebizantino.
Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?
Critérios para avaliar a produção de respostas A nota para a produção das respostas será dada a partir da observação dos seguintes aspectos: a. Respostas-texto/pequenos textos com começo, meio e fim. b. Frases/períodos bem construídos com sentido e clareza. c. Correção ortográfica, pontuação, concordância e regência. d. Vocabulário adequado. e. Uso da variante padrão da língua. f. Uso das próprias palavras (sem ‘recorta e cola’ do texto original). g. Em caso de citação, uso de aspas para o termo/expressão. h. Revisão de texto antes da publicação. i. Publicação no espaço de resposta e/ou uso da ferramenta para anexo. j. Observação do prazo para postagem da